Parado no semáforo: você coloca o carro no ponto morto?

Não? Pois deveria! Basicamente por dois motivos. Vamos a eles:

1º Motivo: Desgaste da Embreagem
-Economia da embreagem do veículo: muitos motoristas, quando parados em um semáforo, engrenam a primeira marcha e pisam na embreagem até o fundo para aguardar o sinal verde. Alguns defendem que assim a arrancada é mais rápida e que não atrasam os outros motoristas.
-A arrancada fica mais rápida, mas em imperceptíveis milésimos. Tempo que causa desgaste da embreagem. 
-Empresas de ônibus instalam equipamentos que monitoram a quantidade de tempo que o pé do motorista aciona a embreagem. Se passar de 5 segundos, por exemplo, um sinal sonoro é ativado juntamente com um aparelho que conta quantas vezes isso acontece.
-Essas empresas sabem do prejuízo econômico que esse vício causa. Por isso os motoristas de algumas empresas de ônibus pisam o mínimo possível na embreagem, e no semáforo deixam o veículo em ponto morto.
-Você cidadão comum deveria fazer o mesmo. Outra dica: caso precise fazer um controle de embreagem em uma subida evite acelerar muito, porque a embreagem acionada juntamente com uma grande aceleração é a causa de maior desgaste do sistema de embreagem. Então fique atento!

2º Motivo: Risco de Morte
-Como assim? Eu posso morrer por engrenar um veículo esperando um semáforo abrir? A resposta é sim. Não por causa do ato em si, mas do risco em uma tentativa de assalto.
-A situação é a seguinte: você está parado em um semáforo, com o carro engrenado em primeira marcha, pé no fundo da embreagem, um assaltante se aproxima de você com uma arma em punho, anuncia o assalto, você se assusta, solta o pedal da embreagem sem querer, o carro pula pra frente, o assaltante nervoso pensa que você está arrancando o veículo e... atira em você.


-Isso acontece mais do que você pode imaginar. A maioria das autoescolas não falam sobre essa possibilidade, e ensinam o aluno de maneira incorreta porque é mas cômodo para alguns alunos, muitos tem insegurança em deixar o veículo voltar ao arrancar em um semáforo.


-Ficar com o carro engrenado de antemão dá uma falsa segurança, o aluno tem que perder o medo de deixar o carro voltar e aprender a engrenar o veículo e arrancar mesmo em situações difíceis, como uma subida.
-Você que já saiu da autoescola faz tempo e aprendeu da maneira errada tente se corrigir. E quem está aprendendo agora converse com seu instrutor. Conhecimento tem que ser disseminado!

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu paro e faço a meia embreagem


Unknown disse...

Faço meia embreagem. Me sinto mais confortável.

Unknown disse...

Eu para no ponto morto,mas sinto meio desconfortável!

Alexmaria disse...

Em cidades com grande fluxo de veículos não tem como ficar no morto, os segundos que se perde engatando já podem causar filas atras de vc, por isso eu já fico engatada no semáforo.

Rodolfo disse...

Quem diz que mantém engatado para dar agilidade ao trânsito porque demora mais se utiliza o freio de mão: essa diferença de tempo é muito mais questão de costume!
É trocar um hábito por outro, em pouco tempo a agilidade é praticamente a mesma.

As 10 mais lidas