O que é albedo?

"A radiação solar, ao incidir sobre qualquer corpo, vai, em maior ou menor quantidade, sofrer uma mudança de direção, sendo reenviada para o espaço por reflexão. A fração de energia refletida por uma superfície em relação ao total de energia nela incidente (expresso em percentagem) é conhecida como albedo".

Veja os albedos de diferentes superfícies:


A variabilidade do albedo pode ser explicada pelo uso do solo ou pela composição das superfícies. Assim a neve tem um dos maiores índices de albedo, devido à sua superfície ser branca, o que reflete de maneira eficiente os raios solares incidentes. Já o asfalto tem uma dos menores índices de albedo devido a sua coloração. Isso faz com que ambientes urbanos sejam muito desconfortáveis termicamente.

Conclui-se que a ação antrópica influencia os índices de albedo. Como? Assim: retirando a vegetação, edificando cidades, pavimentando ruas e estradas ou praticando a agricultura. O aquecimento global também pode influenciar o albedo, já que com o planeta mais quente as camadas de neve estão sendo derretidas, o que expõe o solo mais escuro, refletindo menos os raios solares e ajudando ainda mais no aquecimento global. É um ciclo perigoso.

Como sair dessa?

Fonte: Vestibular UFJF. 2010. Adaptado.

2 comentários:

Fernanda Brito disse...

Muito obrigada!! Ajudou bastante

Marcia Cattete disse...

Curiosamente a corrente de defensores que não aceitam as mudancas climáticas, nem as ações antropogênicas como aceleradoras das mudancas climáticas, jamais mencionam o fenofenô Albedo e muito menos os desmatamentod dos últimos remanescentes de cobertura verde da terra, responsáveis pelas chuvas, evapotranspiração e manutenção climatica. É importante lembrar que o desmatamento como causa nimero 1 das mudancss climaticas esta vinculada com as acoes da pecuaria e do agrobussiness. Essa falta de conscientização possui acima de tudo um viés econômico que implica em continuarmos seguindo, incrementando e legitimendo esse mesmo modelo de destruição/poluição da nossa fonte primordial de vida sustentável que promove o equilíbrio entre a bio e a sociodiversidade, e o futuro das próximas gerações.

As 10 mais lidas