Os solos pelo Brasil

Formação
-São formados pela decomposição das rochas, que ocorre sob a ação da água das chuvas e dos rios, sob a ação da diferenciação de temperaturas, pela ação dos ventos, pela ação da vegetação, enfim, pela ação do intemperismo.


Região Norte
-Acreditava-se que os solos da Região Norte fossem bastante férteis, pelo abrigo da floresta amazônica, muito densa e variada. Mas hoje sabe-se que não é verdade.
-O porte e riqueza da floresta deve-se ao humo gerado pela própria floresta, grande quantidade de matéria vegetal (folhas, galhos, flores e frutos) depositada no chão, misturando-se a restos de animais mortos e à umidade e sendo trabalhados por micro-organismos que fornecem os nutrientes necessários às plantas da floresta amazônica.
-Assim os solos dessa região são rasos e pouco férteis.

Região Nordeste
-Os solos dessa região vão variar de acordo com o tipo da sub-região.
-A maior parte de seu território é formada por extenso planalto, antigo e aplainado pela erosão.
-No sertão os solos são pedregosos e rasos. A vegetação é a caatinga, rala e de pequeno porte.
-No meio-norte os solos são mais profundos e férteis, já que a vegetação se caracteriza por ser uma transição entre o cerrado e a floresta amazônica.
-Na zona da mata o solo é fértil e a vegetação natural é a mata atlântica. Quase extinta, o que se vê hoje em dia é a grande extensão de canaviais.
-No agreste os solos mais férteis são ocupados por minifúndios. Essa região é uma transição entre a zona da mata e o sertão.

Região Centro-Oeste
-Encontra-se grandes extensões de latossolos, tipo que permite uma boa mecanização para a agricultura.
-Área originada de cerrado, está sendo substituída por grandes extensões de plantação de soja ou para criação de gado de corte.
-Os latossolos são pobres em nutrientes, mas têm pouca tendência à erosão e boa estrutura, o que permite a penetração de raízes e água.

Região Sul
-Solos formados por rochas mistas, como arenito e basalto.
-As formações florestais de destaque são a mata de araucária (hoje muito desmatada pela urbanização, são solos férteis e de boa qualidade, a terra roxa) e os pampas (grandes extensões de campos aplainados onde a pecuária é mais utilizada, mas os solos são férteis).

Região Sudeste
-Existência de vastos solos férteis - a terra roxa, que deu impulsão à economia cafeeira no estado de São Paulo e Minas Gerais.
-Atualmente é a produção de cana-de-açúcar a de destaque no estado paulista.
-Tem solos variados, de acordo com o clima e a vegetação. Existem solos de cerrados (geralmente profundos, porosos, permeáveis, bem drenados e lixiviados), de mata atlântica (em geral bastante raso, pouco ventilado, úmido,extremamente pobre, favorável a deslizamentos e a erosão) e até mesmo e caatinga, no norte de Minas Gerais.


Nenhum comentário:

As 10 mais lidas