Por que as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão?

Pela proximidade com a Linha do Equador, essas regiões tem pouca diferença de luminosidade entre o dia e a noite, quando se compara as estações inverno e verão.

Assim torna-se desnecessária ou improdutiva a adoção do horário de verão nessas regiões. É preciso enfatizar também que existem motivos políticos para a adoção do horário de verão. Alguns países não adotam simplesmente porque é impopular. Outros adotam, como o Brasil.

O mapa abaixo mostra onde é adotado o horário de verão (em azul), onde já foi adotado e hoje não se usa mais (laranja) e onde nunca se adotou o horário de verão (área em vermelho).


Fonte: Portal Wikipedia. Disponível em: www.wikipedia.org.br. Acesso no dia da postagem.

7 comentários:

Anônimo disse...

queremos horário de verão no nordeste!

Anônimo disse...

Pra que ? -_- meu fi.... Adiante seu relógio uai ..... Curta ele sozinho!! Aff nem faz diferença .....

Anônimo disse...

Então manaus ja teve horário de verão? lol

Anônimo disse...

Interessante...

jair paozinho disse...

vai ficar querendo

Anônimo disse...

Quais os motivos políticos para não ocorrer o horário de verão no Norte e Nordeste?

Alan Martins disse...

No Nordeste, os motivos para a não adoção do Horário de Verão são físicos: não há grande diferença de luminosidade entre as estações do ano na região. Isso porque a região está próxima à Linha do Equador, região em que, devido à inclinação do eixo da Terra, recebe os raios solares de maneira quase direta durante o ano todo. Por isso, a adoção do horário de verão no Nordeste quase não faria diferença na redução do consumo de eletricidade. Em outros países pelo mundo, a adoção do horário de verão faria diferença na redução do consumo. Porém, devido à impopularidade da adoção (boa parte das pessoas não gostam do Horário de Verão), alguns países decidem por não aderir a esse tipo de artifício de economia de eletricidade. É isso.

As 10 mais lidas