Bacia Hidrográfica do São Francisco

(UFMG 2010 - 2ª Etapa) "A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma das maiores do País, tanto em área quanto em número de população que a habita, mas não em quantidade de água. [...] O que dá ao Rio São Francisco um caráter singular, para o sertanejo, é o fato de parcela considerável dos demais rios da região, a partir da Bahia, ser basicamente intermitente - só existe na estação chuvosa. E o Velho Chico permanece com vastos volumes de água, nunca menos de 600 m³/s, mesmo nos anos e nos meses mais secos".

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto:
1 - Cite uma bacia hidrográfica brasileira que possui maior volume de água que o da Bacia do São Francisco e apresente o principal fator responsável pelo volume de água maior na bacia hidrográfica citada.
Bacia Hidrográfica: ( Bacia Amazônica )
Fator: ( O regime de águas da Bacia Amazônica é misto, nival e pluvial, suas águas são provenientes do derretimento de geleiras da Cordilheira dos Andes associado ao intenso regime de chuvas proporcionado pelo clima equatorial. )

2 - Explique por que o Rio São Francisco permanece perene, "com vastos volumes de água [...] mesmo nos anos e nos meses mais secos". 
( A densidade dos rios relaciona-se com o clima da região. Rios perenes que conseguem atravessar desertos ou áreas semiáridas, caso do Rio São Francisco, indicam que o local da captação e da nascente ocorrem em uma região de clima chuvoso. O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, onde o clima não é semiárido. )

Para ver as respostas, selecione os espaços entre parênteses acima.

Nenhum comentário: