Como economizar energia elétrica?

A cada dia o Kw/h fica mais caro. Quanto mais utilizamos energia elétrica, mais pressão sobre o sistema elétrico é feita, e consequentemente mais demanda por produção de energia de fontes sujas acontece. Assim as termelétricas são mais requisitadas, queimando mais carvão ou petróleo para produzir energia elétrica. A consequência é também o aumento do efeito estufa.

Então para fazer a nossa parte, segue uma lista de perguntas e respostas feitas à Cemig (Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais) que pode te ajudar a economizar.

Se não estiver utilizando, devo tirar da tomada aparelhos de TV, DVD, som e microondas?
-Sim. Além de economizar energia, a medida é importante para evitar danos aos aparelhos em caso de apagões ou em tempestades.

Existe diferença entre desligar a TV pelo controle remoto ou no botão Liga/Desliga do aparelho?
-Sim. Desligada pelo controle, a TV fica no Standy by (modo preparado para religar), consumindo mais energia.


Posso colocar roupas para secar atrás da geladeira?
-Não. Isso faz a geladeira consumir mais energia. Aliás outra dica bacana é que a geladeira fique longe também da janela, onde pode ficar exposta ao sol, fazendo-a religar mais vezes ao dia. Abrir muito a geladeira também faz o eletrodoméstico consumir mais energia que o normal. Colocar alimentos quentes na geladeira gasta mais energia tambem, porque há uma tentativa de equilibrar a temperatura interna do aparelho.

Em qual horário deve-se evitar o consumo de energia?
-Das 18:00h às 22:00h. A energia não é mais cara nesse horário, mas o excesso de consumo nessa faixa horária faz pressão no sistema elétrico para oferecer mais energia. Para oferecimento de mais energia, é necessária a utilização de termoelétricas (que produzem energia com a queima de combustíveis fósseis), encarecendo o valor final do kw/h e sendo repassado para o consumidor.

Pintar as paredes da residência ajuda a economizar energia?
-Cores claras sim. Elas refletem mais a luz do dia e das lâmpadas. Um quarto com paredes mais escuras, à noite, precisa de lâmpadas mais potentes para uma adequada iluminação.

Poupar água economiza energia elétrica?
-Sim. Para que a água chegue às residências elas são bombeadas para grandes caixas d'água no alto de morros. As bombas utilizam energia elétrica.

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?
-Ar condicionado, em média 20% a mais.

Benjamins ou extensões gastam mais energia?
-Não. Por segurança é melhor evitar que a mesma tomada seja utilizada por mais de um aparelho ao mesmo tempo.


Ao se ensaboar no banho, deve-se desligar o chuveiro elétrico?
-É recomendável, pois o chuveiro é um dos aparelhos que mais consome energia em uma residência, chegando próximo aos 35% de uma residência, em média.

Vale a pena o investimento em um aquecedor solar?
-O custo inicial é caro, mas o retorno vem com o tempo. O sol é abundante na maior parte do ano no Brasil, e o consumo familiar abaixo dos 90 km/h dá direito a incentivos fiscais por parte do governo mineiro, reduzindo consideravelmente a conta de luz. Uma solução mais barata é a instalação do Rewatt (www.rewatt.com.br), equipamento composto por uma serpentina que pré-aquece a água antes de chegar ao chuveiro elétrico, possibilitando a instalação de um chuveiro menos potente e que consuma menos energia.


Trocar as antigas TVs de tubo por de LCD ou Plasma diminuem o consumo?
-Sim, mas atenção: não adianta você trocar sua TV de tubo de 29 polegadas por uma TV de LCD de 41 polegadas. O LCD consome menos, mas se a tela for muito maior o consumo será maior também.


Fonte: Portal Cemig. Disponível em: www.cemig.com.br. Acesso no dia da postagem.